BEM-VINDOS AO MEU BLOG

Olá meus caros leitores e amigos bem vindos ao meu blog, ao nosso blog, devido a muitos pedidos eu resolvi novamente abrir o meu blog ao público, ele estava restrito apenas as pessoas que estavam no meu facebook.
A partir de hoje, vamos debater diversos assuntos relacionados a saúde corporal, alimentar e fisica, aos melhores hábitos e exercícios para manter a forma, eu me coloco ao dispor para responder as perguntas e dúvidas de nossos leitores, a assessorar as pessoas que necessitem de um melhor acompanhamento em seus treinos.
Para você que precise de um acompanhamento específico, envie-me um e-mail que serei apto a lhe atender da melhor forma possível, aos demais sejam novamente bem vindos e fiquem a vontade pois o blog também é seu!!!

Marcel

29 de jul. de 2012

A História da Musculação


Historicamente a musculação apresenta-se como uma das práticas físicas mais antigas do mundo, já que existem relatos históricos datados do início dos tempos que confirmam o exercício de ginástica com pesos. A história mais conhecida data da época da Grécia Antiga, quando Milon de Creton, cidadão grego, iniciou seu treinamento levantando um pequeno bezerro nas costas. A medida que o bezerro ia crescendo provocava sobrecarga ao organismo daquele que estava treinando, acarretando adaptações orgânicas que permitiam ao mesmo suportar aquela nova carga que lhe era imposta a cada dia. Acredita-se que este treinamento foi o método originário do princípio da sobrecarga.
A musculação como forma de competição onde se exibia os músculos tem como dado oficial o registro da primeira competição em 1901 em Londres. Possivelmente tenham existidos outros campeonatos, mas este é o que parece que deu início oficial ao esporte. Esta competição foi intitulada: "O Físico mais Fabuloso do Mundo" e foi idealizada e realizado por Eugene Sandow e contou com 156 atletas. O vencedor foi Willian Murray, que mais tarde se tornou ator, cantor e músico, tendo criado números artísticos com atletas que imitavam gladiadores, junto com estes eventos criou campeonatos de Musculação na Inglaterra.
Os jurados: Charles Lawes, um notável escultor da época, Arthur Conan Doyle, o famoso escritor de "Sherlock Holmes" e o próprio Eugene Sandow. O curioso é que o prêmio para este campeonato que escolheu na época o físico mais fabuloso do mundo, foi uma estátua de Eugene Sandow segurando uma barra com pesos de bola, a mesma que é usada até hoje para premiar o físico mais fabuloso de mundo que é o Mr. Olympia. A estatueta foi idealizada pelo escultor F. W. Pomeroy em 1891. O evento foi realizado no Hoyal Alberte Hall, de Londres e o interesse foi tão grande que milhares de pessoas se amontoaram na porta de entrada, sendo que foi registrado 15.000 pessoas nas finais.
Por tudo isso Eugene Sandow é considerado o pai da Musculação como forma de competição onde se tem por objetivo vencer quem tem os melhores músculos. Eugene Sandow nascido na Alemanha em 1867 se converteu em um ídolo do esporte e por 30 anos foi considerado o melhor físico do mundo, se convertendo em um ídolo de muitas décadas antes de Steve Reeves, Arnold, Dorian e Coleman. Antes que ele iniciasse exibições de força em Londres, as pessoas acreditavam que um homem forte era o cruzamento de um elefante com um gorila. Mas este fenômeno loiro, de olhos azuis, atlético era conhecido como "o aristocrata dos músculos". Aos 16 anos já aparentava um físico bem desenvolvido, que mostrava que tinha um potencial genético favorável.
Trabalhou em circo com a intenção de correr o mundo, e com isso adquiriu ali a base para um grande desenvolvimento muscular. Porém o circo em que trabalhava foi a falência em Bruxelas e ele se viu sem emprego. Conheceu ali o professor Attila, um homem forte da época, que fazia números profissionais de exibição de força e que viu em Sandow um grande potencial para coisa e o início de um grande atleta. Attila o tomou como pupilo e o ensinou a trinar com pesos e a posar. Passaram então a se exibir em várias cidades com números de força e com isso ganhando algum dinheiro. Em 1889 se separaram, mas mantendo contato. Sandow foi rodar a Europa, sem destino certo terminando em Veneza. Em Veneza um artista americano chamado Aubrey Hunt surpreendeu Sandow banhando-se em um lago. Resolveu pintá-lo em um lenço. Esta peça hoje se encontra na coleção particular de Joe Weider.
Sandow então passou a ser desafiado para provas de força. Voltando para Londres resolveu encarar um desafio que era lançado por dois homens fortes da época e que pagavam 500 libras esterlinas quem conseguisse superá-los. Até Sandow aparecer ninguém tinha conseguido, ele então facilmente venceu o desafio e a partir daí começaram exibições por toda Inglaterra. Por quatro anos Sandow percorreu a Inglaterra com exibições de força e poses. Até que em 1893 um empresário americano o convenceu que fosse para os EUA. Nos EUA ele não se deu muito bem. Mas em uma exibição na Alemanha, conheceu o mais célebre empresário de espetáculos de todos os tempos – Ziegfeld, que percebeu que Sandow era uma figura ,muito admirada pelas mulheres.
Ele o levou para a Exposição Mundial comemorativa do Descobrimento da América, em Chicago. Alugou um teatro e preparou um aparição diferente do habitual que eram apresentações de musculosos com peles de leopardo. Quando todos menos esperavam entra Eugene Sandow com uma simples sunga. As mulheres foram a loucura. O êxito foi fantástico e com isso rodaram Canadá e EUA. Em São Francisco Eugene lutou e venceu um leão (previamente drogado e desdentado). Fazia Shows particulares para mulheres, shows de levantamento de pesos que até hoje não foram superados, porém depois de alguns anos fazendo isso sem descanso entrou em colapso nervoso. Regressou a Inglaterra onde casou com uma garota muito bela chamada Blanche Brrokes. Se recuperou fisicamente e mentalmente, e a partir daí se dedicou a abrir ginásios de cultura física, reformular os hábitos alimentares das pessoas. Abriu com êxito escolas de cultura física por toda Inglaterra.
Iniciou uma revista em 1898 – "Sandow Magazine", publicou vários livros inclusive uma obra que deu nome ao esporte internacionalmente: "Bodybuilding, or Man in the Making". Inventou aparelhos, aperfeiçoou antigos, criou cursos de ginástica por correspondência que foram verdadeiros marcos na Cultura Física, foi um dos primeiros defensores do ensino da Educação Física em colégios e escolas, desenvolveu exercícios para reduzir as dores do parto, pediu a empresários que deixassem que os assalariados fizessem um pouco de ginástica por dia, o que talvez sugere que ele seja também o criador da ginástica laboral. Foi talvez o primeiro personal trainer da história pois era professor particular dos reis Eduardo VII e George V, da Inglaterra. Foi um benfeitor da Humanidade no que tange o aspecto do treinamento com pesos, da cultura física, do exercício, da educação física. Não era santo, sentia uma fraqueza por mulheres que também o assediavam. Isso causou muito problemas com sua mulher.
Morreu em 1925, dito que morreu tentando tirar o carro que caiu em um buraco após ter derrapado na estrada. Com o esforço teve uma hemorragia cerebral, provavelmente não só do esforço mas também da queda e batida do carro. Foi enterrado como indigente, devido a problemas com a mulher, no cemitério londrino de Putney Vale.
O homem que foi intitulado pelo rei George da Inglaterra como: "Professor da Ciência da Cultura Física de sua Majestade", hoje está imortalizado pela homenagem de Joe Weider que escolheu sua imagem, seu troféu (ele mesmo) como prêmio para o maior evento do Mundo Na Musculação que é o Mr. Olympia. Assim com certeza devem ser respeitados e perpetuados um dos grandes, dos maiores homens de todos os tempos na Musculação – Eugene Sandow 1867 – 1925.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...