BEM-VINDOS AO MEU BLOG

Olá meus caros leitores e amigos bem vindos ao meu blog, ao nosso blog, devido a muitos pedidos eu resolvi novamente abrir o meu blog ao público, ele estava restrito apenas as pessoas que estavam no meu facebook.
A partir de hoje, vamos debater diversos assuntos relacionados a saúde corporal, alimentar e fisica, aos melhores hábitos e exercícios para manter a forma, eu me coloco ao dispor para responder as perguntas e dúvidas de nossos leitores, a assessorar as pessoas que necessitem de um melhor acompanhamento em seus treinos.
Para você que precise de um acompanhamento específico, envie-me um e-mail que serei apto a lhe atender da melhor forma possível, aos demais sejam novamente bem vindos e fiquem a vontade pois o blog também é seu!!!

Marcel

22 de abr. de 2012

Quantos Anos tem o seu Corpo??

Exame realizado por nutricionistas revela a verdadeira idade, que pode estar além da indicada no RG.


A idade cronológica de um indivíduo pode não representar a sua verdadeira idade biológica.
É o caso de um rapaz de 39 anos que chegou ao consultório da nutricionista e descobriu assustado que sua idade metabólica era de 70 anos. Com problemas de sobrepeso e hipertensão, ele nem suspeitava que seu organismo já tinha uma idade tão avançada.
Pessoas com grande alteração na idade metabólica, geralmente, se alimentam de muita gordura e açúcares e não praticam exercícios físicos ao menos três vezes na semana. Isso contribui para o surgimento de doenças como hipertensão e diabetes.
Obesidade, sobrepeso, tabagismo, alcoolismo, drogas, fatores psicológicos como a depressão, compulsão alimentar, bulimia e anorexia, também podem influenciar na alteração da idade metabólica.
Nos obesos a chance de apresentar esse problema está relacionada com uma alta porcentagem de gordura em detrimento da massa muscular. “Pacientes que estão com 20 a 30 quilos acima do peso, com uma média de 35% a 40% de gordura corporal e que apresentam uma diferença de até 30 anos da idade cronológica.”
A idade metabólica é identificada através da “comparação entre a taxa metabólica basal do paciente (com base no que a pessoa necessita para realizar as atividades diárias) e a média por idade associada com o nível do metabolismo.”
Para descobrir a idade metabólica do indivíduo é preciso fazer uma avaliação nutricional e física. Na primeira são identificados hábitos alimentares incorretos e possíveis deficiências nutricionais.
Na avaliação física são analisados peso, altura, medidas de circunferência (cintura, quadril, tórax, braço, antebraço, abdômen, coxa e panturrilha) e das dobras cutâneas.
Se os maus hábitos tornam o organismo mais velho do que sua idade cronológica, o bons hábitos promovem o efeito inverso. “Essa alteração é uma via de mão dupla, porque indivíduos com idades cronológicas avançadas, que cultivaram hábitos saudáveis na juventude e idade adulta, podem nesses casos ter a idade metabólica reduzida”.
As orientações de Cortez são as recorrentes para todos que querem ter uma vida longeva e saudável: um cardápio rico em verduras e frutas, que são potentes antioxidantes, e exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana.

Atividade física deve respeitar individualidade
O ser humano precisa ser analisado de forma integral, sobretudo na orientação da prática do exercício físico, para auxiliar no aprimoramento da qualidade de vida. “Essa relação é muito mais complexa do que parece", destaca. É importante, segundo ele, considerar as barreiras e os facilitadores que interferem no estilo de vida de cada um. "O ideal é adotar um estilo de vida mais ativo fisicamente para evitar doenças que possam diminuir nossa perspectiva de uma vida mais longa, mas desde que essas mudanças sejam feitas respeitando a satisfação e a individualidade biológica de cada um".

DICAS DE ALIMENTAÇÃO
Vitaminas encontradas em frutas e verduras antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular:
Vitamina A: abóbora, brócolis, cenoura, damasco seco e melão;
Vitamina C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate;
Vitamina E: a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também pode ser encontrada em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja;
Bioflavonóides: frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras;
Catequinas: chá verde, morango e uva;
Isoflavonas: principalmente na soja;
Licopeno: principalmente no tomate;
Selênio: aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha-do-pará;
Zinco: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.

Alterações metabólicas em crianças
O exame que mede a idade biológica é realizado em indivíduos maiores de 18 anos, porque até esta idade o corpo ainda está em formação,  No entanto, do ponto de vista clínico, cada vez mais crianças podem ter grandes alterações metabólicas.
“crianças de 12 anos já com severos problemas de hipertensão e diabetes. Embora a genética influencie muito, isso mostra que, provavelmente, o corpo desse indivíduo já reage aos maus hábitos como um adulto de idade avançada”,  “Por isso hábitos saudáveis devem ser cultivados na família desde a mais tenra idade.”

Dicas para atividade física
Algumas dicas para um bom programa de atividades físicas. 
Treinamento com pesos para fortalecimento muscular, indispensável a partir dos 30 anos. Atividade aeróbica de intensidade moderada por 30 minutos, cinco vezes por semana; ou de intensidade vigorosa por 20 minutos, três vezes por semana.
Alongamento para melhorar a flexibilidade por no mínimo duas vezes por semana. As atividades domésticas também podem ser boas aliadas para exercícios de intensidade moderada: pedalar leve na bicicleta, nadar, dançar, carregar pesos leves, fazer serviços domésticos na casa, no quintal ou no jardim.




Semana passada comentamos aqui no blog a respeito da entrevista com nosso amigo Aaron, na qual a entrevista iria ao ar no dia 16 de abril no programa do Jô Soares, mas a entrevista não foi ao ar por motivos maiores da religião do nosso Amigo Ricardo Aaron que é mulçumano, a entrevista será reeditada e irá ao ar em breve, assim que ele der o aval postaremos aqui para vocês a data certa!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...