Como sugestão do meu tio Marlos, hoje nós vamos falar de um assunto que ainda deixa muitas dúvidas na cabeça das pessoas, vamos falar sobre suplementação, tudo que você precisa saber, como administrar, quem pode ingerir, quais os prós e os contras, para que servem, tudo isso você descobrirá nessa matéria, espero que esclareça a suas dúvidas, estou disposto a responder depois todas as perguntas que ainda restarem e sobre os produtos que não vamos falar aqui, então vamos começar!
Os suplementos vem ganhando um mercado e tendência muito grande nos últimos anos por praticantes de exercícios físicos, mais o que muitos não sabem é que maioria deles foi criado para atribuição na área medica, para ajudar pessoas com debilidades musculares, corporais, com dificuldade de acumular algumas proteínas, vitaminas, mais ao longo dos anos vem atingindo um público jovem que deseja ver os contornos do corpo mais expressivos e visivéis, porém o que muitos de vocês não sabem é que isso não se trata de um milagre e não tão pouco resolve o problema dos garotos magrinhos, e desprovidos de músculos, ele já tem no nome o pra que ele serve, SUPLEMENTO, vamos responder usando o dicionário Aurélio o que é suplemento - Resp.: -> Significado: s.m. Aquilo que serve para suprir qualquer falta; o que se dá a mais. Aditamento, exposição, para completar.
Porém muitos atletas e pessoas que praticam musculação não entendem esse nome, e abusam daquilo que ajuda a melhorar a performance, existe suplementos, para ganho de peso, perda de peso, definição muscular, ganho de força, reposição de perdas.
Vamos falar de alguns aqui agora.
Whey Protein - É a proteína do soro do leite. Este suplemento é extremamente rico em aminoácidos essenciais (aqueles não produzidos pelo nosso organismo e precisam ser adquiridos por meio de alimentos), entre eles o triptofano, a cisteína, a lisina e os famosos BCAAs (leucina, isoleucina e valina), conhecidos pela eficiência no efeito anabólico (ganho de massa muscular) e na redução do catabolismo (processo metabólico que causa perda de músculos para gerar energia). Dentre todos os suplementos esse é o mais vendido e queridinho dos alunos de academias. A superdosagem desse produto é seria, o uso dele é recomendado apenas 2x por dia em uma quantidade adminstrada por profissionais, embora no rotulo se mande consumir muito mais que o recomendado. Como profissional eu indico consumir 2x ao dia com agua ou leite desnatado.
Prós - Ele contém dependendo da marca uma quantidade significativa de proteína por dose, aminoácidos que não são encontrados em muitos alimentos e no nosso corpo, as pessoas que tem pouco peso, ajuda a complementar a alimentação básica e ganhar peso.
Contras - Pode ser um pouco enjoativo dependendo do sabor, em alguns indivíduos pode aumentar o numero de espinhas e acnes, pode causar gases se administrado em maior doses que o recomendado, e não indicado para pessoas com problemas renais agudos e pessoas que façam uso de medicamentos de pressão.
Massa - Considerado um Hipercalórico de grande precisão, esse suplemento é forte e contém uma cadeia enorme de avanço para as pessoas que pretendem ganhar peso, mas tem dificuldades de alcançar isso com a alimentação comum, a quantidade de vitaminas, protéinas por dose esse brinquedinho ae dependendo da marca pode alcançar até 1000 calorias, para as pessoas que precisam alcançar um número enorme de calorias por dia e para as pessoas que consomem muitas calorias em seus treino, esse suplemento é adequado, porém muitos de nossos fisiculturistas tem feito o uso abusivo o que tem feito muitos deles ficarem enormes e outros gordos, eu indico esse tipo de suplemento para pessoas que querem ganhar peso, mais atenção não faça o uso do mesmo se você, não estiver praticando exercícios físicos.
Prós - Como eu disse anteriormente, o ganho de peso é inévitavel, a dose diária continua sendo 2x por dia, aliado ao whey protein, potencializa o ganho de massa muscular, vitalizado nos trabalhos de definição muscular.
Contras - Pode causar excesso de suor com mal cheiro, enjoativo, causa gases, espinhas e acnes, pode aumentar o peso de quem não busca isso, inadequado para quem não pratica exercícios de grande impacto, sendo mais realista, alguém que malha com intensidade mais séria.
Malto Dextrina ou Dextrose - Maltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido do Milho. Sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, pois contém polímeros de dextrose. Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue. O uso desse carboídrato durante o treino melhora a performance do individuo.
O uso fora do treino funciona como um repositor assim como Gatorade i9, e outros isotonicos, sendo que a proporção química é bem mais reduzida do que desses outros tonicos, o uso de acordo com nos especialistas é o seguinte: 8 colheres de sopa para 500ml de agua ou 1gr para cada kg corporal.
Prós - Com a maltodextrina você ganha um gás extra no treino. Os benefícios são muitos, aqui neste post vou me focar somente nos benefícios em relação a musculação (hipertrofia). Ela é ideal para quando você não teve tempo de se alimentar, e vai treinar (ou acabou de voltar do treino)
Contras - Não deve ser usado por pessoas que tem diabetes, ela pode engordar a pessoa e muito se ela não souber administrar o uso. Nao dever ser ingerido por idosos.
BCAA ou aminóacidos de cadeia ramificada - BCAA é a abreviação de "Branch Chain Amino Acidsesportivo. Os BCAA's constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio
pelo corpo. Dosagem 8 comprimidos por dia já é o suficiente para uma pessoa, 4 antes do treino, 4 depois do treino
Prós - Aumenta a produção de hormonios da tireóide, ajuda na sustentação muscular, na definição muscular, circulação, vascularização, e outra aumenta a produção de testosterona, hormonio de crescimento
Contras - Quem faz uso desse produto deve consumir muita agua diariamente, não é recomendável para pessoas que praticam esportes olímpicos por conta do dooping, e extremamente proibido para pessoas com problemas renais, cardíacos, e de pressão
Queria poder falar sobre todos os suplementos aqui, mais isso iria sobre carregar demais a matéria e ficar muito enjoativo, caso você queira saber sobre um suplemento em particular, me envie um e-mail que terei maior prazer em te ajudar a esclarecer suas dúvidas, procurei falar sobre os mais consumidos e não falei sobre a creatina por conta que teremos uma matéria especial para falar sobre ela que merece cuidados.
Agora vou tocar no assunto mais importante dessa matéria que muitos não sabem, o suplemento é responsável apenas por 12% da construção de um corpo cheio de músculos, o principal fator para o ganho muscular ainda continua sendo a alimentação, pois ela é responsável pela bagatela de 69% da construção muscular, o termo, você é aquilo que você come é verídico, não se iluda que somente os suplementos e a musculação irão fazer algo por você por que tem um fator que muitos profissionais ignoram pelo simples fato de querer alunos, mais eu não minto para meus alunos, e eu estou falando de GENÉTICA - também vou explicar em outra matéria o que é genética muscular e qual o papel dela, então fiquem ligados nos próximos posts, quero ver todo mundo comentando essa matéria aqui viu?
Agradeço ao meu tio pela ideia e a você leitor e amigos também podem mandar sua sugestão de matérias e posts para o meu e-mail, espero que tenham gostado, eu adorei compartilhar isso com vocês um abraço e até a próxima
Agradeço ao meu tio pela ideia e a você leitor e amigos também podem mandar sua sugestão de matérias e posts para o meu e-mail, espero que tenham gostado, eu adorei compartilhar isso com vocês um abraço e até a próxima
2 comentários:
muito bom marcel parabén pela materia
hummm.. muito boa a matéria Marcel! confundia whey e massa, achava que era a mesma coisa... agora to sabendo a diferença hehe.
Postar um comentário